segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Educação em CAOS, Pública versos Privada



Educação em CAOS. Pública versos Privada.

Haureliano Santos

Sabem no que realmente acredito? na falta de compromisso da sociedade em querem resolver os problemas elegendo politicos que o dia sofreram nesta vida. Porque, quem já sofreu sabe a dor de ver um filho desamparado pelo poder público.  Vou lhes contar um meu humilde ponto de vista em relação a educação da nossa cidade e do nosso país.

Começo com o ensino fundamental, o que realmente é feito para preparar os pequeninos em sua longa vida academica: 1º infraestrutura de má ou pessima qualidade; 2º mestres e professores sem recebiveis dignos, e ainda os governantes não os credeciam como a base do conhecimento. Agora todos sabem que aprende-se na escola e quando criança. Sabemos tambem que a qualidade do ensino no periodo fundamental e de imensural importancia para prepara-los ao segundo degrau, o ensino medio; 3º falta de incentivo aos professores  em realizar praticas inovadoras de ensino. Este metodo de ensino por notas, para mim esta totalmente deteriorado e defasado. É a hora de refazer o metodo de ensino deste país, todos sabemos que um dos metodos mais eficazes para o aprendizado e a realização de praticas laboratórias e de atividades de campo, presisamos interagir os alunos com a sociedade em que vivem, faze-los pensar por si proprios, flexa-los com o poder da duvida para direciona-los em busca das respostas.

Com este atual metodo de ensino já observamos que grande parte destas crianças seguer chegam ao ensino médio e quando conseguem, muitos tem grandes dificuldades em ler e escrever, seja dito que realmente nosso idioma é por demais complicado, mas não é justificativa para que os mesmo não busquem o seu aprendizado. E ainda acham pouco essa dificuldade acrescetam uma lingua extra nas bases curriculares e os alunos por não desenvolver uma habilidade nesta nova ligua são reprovados, mais esquesem-se que nem mesmo a sua lingua mãe dominam com maestria, para mim é lamentavel que isso ainda ocorra.

Outra coisa muito interresante e o passo adiante do ensino medio, a formação superior, superior só no nome para a maioria dos aprendizes do nosso ensino medio, muitos almejaram e  poucos  transpassam a porta para esta nova fase da vida. Ainda me vem pessoas que jogam a culpa nos alunos e professores da nossa falida e dispendiosa medotologia de ensino. Vejamos o que realmente acontece para o ingresso em nossas universidade públicas, pois de públicas só o nome, elas na realidade são particulares. Não fiquem ansiosos vou explicar; vejamos o que acontece hoje em nosso país, crianças são matriculadas deste muito cedo em centros e escolas particulares por pais afurtunados ou por pais que sabem que o maior bem a deixar para um filho é a educação, o conhecimento,  e estes buscam com suor e sangue esse patrimonio para suas crianças. Voltando ao assunto, pergunto-me agora será possivel um adolescente cursando o ensino medio em colegio público concorrer em pé de igualdade para com um aluno do mesmo ensino de uma unidade particular? lhes responderei sem nenhuma dificuldade, jamais esta concorrencia será digna, pois é o mesmo que uma corrida de cavalos só que os alunos de unidades públicas vem montados em um "pequenino burrinho" ("pangare") e os alunos de unidades particulares em um potente Sangue Puro de corrida (PO) será realmente que resta alguma duvida se aos universidades públicas, são na realidade PARTICULARES.

Vamos um pouco mas adiante para lastrear minha opinião sobre este assunto. Hoje há uma inversão na hora da formação superior em nosso país, o  aluno de escola pública com falta de infraestrutura, greves e entre outros milhões de obstaculos em seu caminho, estão migrando para o ensino superior mais com uma ressalva o ensino superior PARTICULAR. Já o aluno de unidade particular estudou toda a sua vida academica em esnino particular agora sem grandes dificuldades ingressam na unidades superiores do ensino público. Há ou não há uma inversão de valores nesse país. Agora existe um outro detalhe, os alunos de unidades superiores de ensino público e a sociedade hipocrita apontam o dedo para as unidades superiores de ensino particular, seria comico se não fosse constragedor esse fato. Mais uma vez me pergunto?  será que estas instituições superiores de ensino particular não teriam o mesmo gabarito na formação dos seus alunos como nas unidades do ensino medio, veja o caso de uma tradicional unidade de ensino medio de nossa amada capital do estado, Natal/RN,  a Escola Doméstica e o Henrique Castriciano e agoracom sua propria unidade de ensino superior a FARN.

Agoro pergunto a voces, será mesmo que toda a sociedade busca a igualdade entre seus próximos ou somente a igualdade entre seus entes. O que acredito ser engraçado, em meu intimo me revolta, não aguento mais ver os desfavorecidos permaneceram na inercia pela busca de uma melhor qualidade de vida, inercia esta provocada pelo poder público, que acretido não mais ser público mais sim PARTICULAR, de alguns.

Mas o poder público lança de meios engraçados para que alunos provindos de unidades publicas de ensino medio participem do ensino superior particular por meio de bolsas, financiamentos e entre outras modalidades de ingresso como é o caso das cotas. Será que realmente seria necessário estes meios citados anteriormente se nas unidades de ensino medio público deste  país adotacem novas e eficases tecnicas de ensino, sera que realmente seria necessário?

Observando o lado prático da coisa, estas facilidades provindas do governo para os alunos do ensino público, é ilaria, muitas vezes estes recebem bolsas integrais ou e sua maioria parcias e quando comparem nas IES (instituição de ensino superior) elas simplesmente relatam que não foi possivel forma a turma e o aluno simplesmente não é contemplado com esta bolsa, ou seja, perde todo o esfoço dispensado em busca deste meio de ingresso.

Agora vamos comentar um pouco sobre os vestibulares públicos. Na concorrencia pública os vestibulares são mais concorridos que a São Silvestre, mais sabemos que existe um pelotão de elite e este em grande parte advem da unidades particulares de ensino medio. O engraçado mesmo é que muitos comentam que os vestibulares particulares não há concorrencia e o chamam de PAGOU PASSOU, agora estes muitos que comemtam esquecem que só comcorrem a estes vestibulares particulares os que não obtiveram exito nos vestibulares públicos devido ao escasso numero de vagas e a altissima concorrencia entre o já citado pelotão de elite. Veja como é facil a compreenção para ingressa nas unidades particulares de ensino, quem que concorrer a pagar altas mensalidades todo mês, as quantidade de vagas oferecidas pelo poder particular é muitas vezes superior em dezenas de vagas em relação aos vestibulares públicos.

Analiso e penso que ninguem por escolha propria gostaria de pagar para estudar e forma-se em nivel superior, mais como é impossivel constituir novas vagas para o ensino superior público devido a falta de investimentos do governo federal, a solução é migram para as IES particulares.

Aí me surgi mais uma dúvida, quando usaremos o poder dado a nós, atraves da DEMOCRACIA. Nem um politico consiguirá se eleger apenas com o seu proprio voto.

Nenhum comentário: