segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ceará-Mirim faz jus a ser LIVRE e VIVA para sonhar...



Notícia de hoje. A presidência do Senado e da Câmara Federal, simplesmente por ser notícia e nada mais. Pouco se sabe o motivo dos parlamentares da nossa nação, alavancarem políticos que em nada ou muito pouco fizeram pelo país. Não julgo os presidentes como pessoas físicas, nem tão pouco como cidadãos, que tem os seus direitos promulgados na Constituição Federal. O que realmente falta na nossa democracia é a TRANSPARÊNCIA, essa é a palavra. 

Todo o político (homem público) sendo ele honesto, digno e de boa fé, deve e é obrigado por “Lei” a zelar pela coisa pública e conduzi-la de forma transparente. Por mais complexa que seja a contabilidade pública é dever e interesse do bom gestor em transmiti-la a população de maneira clara, objetiva e de fácil análise para que todos a compreendam e as entendam. 

Não é mais aceitável que as casas de fiscalização do povo e para o povo (Câmaras Municipais, Estaduais, Distrital e Federal) fiquem a mercê dos Poderes Executivos respectivos. 

Um novo período se inicia para toda a nação brasileira e de inicio já engolimos o caroço que não quer descer na garganta, que são as eleições da Câmara Federal e a do Senador Federal, que elegeram políticos que tem seus nomes grifados nos mais altos escalões da justiça brasileira, ou seja, FICHA SUJA. 

Em nossa cidade o simples requerimento por parte de um vereador de oposição foi covardemente assassinato por quem de direito deve fiscalizar as contas públicas. Se um simples e mediano pedido de fiscalizar as contas municipais não lhe fora concedido, imagine projetos que conjecturem altos numerários. Da forma que se comportaram os nossos vereadores é notório o não interesse em exercer suas funções. Tendo em vista o objetivo principal dos vereadores que é de fiscalizar os bens do povo, onde estes são pagos pelo povo através dos impostos e de recomendar-se o acionamento do Ministério Publico. 

Ouvi a delongas o pronunciamento do nosso Prefeito, retransmitido pelas ondas de rádio, e considerei incompreensíveis as suas exposições, devido à enorme “zorra” de informações, muitas delas sem nexo, um verdadeiro caldeirão de dados, mais sem um filtro e organização tornam-se inúteis. Em visita as contas municipais disponíveis no portal da prefeitura observei inúmeras operações relativas a diárias, por parte do secretariado e dos seus assessores, em parte muito parecidas com as auferidas pelo Governo Estadual, ou seja, acima dos limites prudenciais. Se for infração ou não, deve ser fiscalizada pelo Poder Legislativo, mais com a fragilidade entre os poderes, onde o Legislativo é ou estar submisso ao Executivo. Então a quem recorrer? 

A memoria pode ser curta, mais ainda boa. Quero relembrar que foi exposta a intenção de implantação em nossas escolas municipais o ensino voltado a história de nossa amada terra, do nosso amado vale, e nada mais que correto que nossas crianças aprendam também sobre a nossa política, para que no futuro saibam escolher seus representantes. Será que haverá vontade política para o ultimo ensinamento mencionado? 

Agora uma realidade! Os vereadores são extremamente eficazes e “experts” na distribuição de Títulos de Cidadãos de nossa amada terra a vários ilustres, entretanto se esquecem de seus coirmãos, que não são políticos nem empresários, mas dignos de serem chamados de filhos desta terra. Episódio interessante acontece com quem lhes escreve, nasci no Hospital da Policia Militar do RN, em Natal, Capital, no décimo terceiro dia do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e oitenta e dois, mais aos primeiros dias de nascido voltei a minha terra natal, chamada de Ceará-Mirim, mais infelizmente minha naturalidade documental esta em Natal/RN. É constrangedor quando é preciso informar a minha residência, período de moradia e a naturalidade. Aí me perguntam: Onde mora? Ceará-Mirim/RN. Há quanto tempo? 30 anos, 11 meses e 07 dias. Sua naturalidade? Natal/RN. É lamentável que isso acontece com centenas de conterrâneos, no dia-a-dia. 

A chefia da nossa cidade encontra-se não mãos de poucas pessoas e estas por ventura são alteadas e observadas como verdadeiros participantes de “Reality Show”. É bem verdade que a população comenta e muitas vezes ultrapassam as barreiras da privacidade do homem público, porém esse é o preço a ser pago por estar agraciado com o poder dado a ele, unicamente e exclusivamente pelo voto popular, seja ele, comprado ou não? 

Quero aqui dizer que é preciso que o chefe maior, focalize em suas propostas e as cumpra. Não é culpa minha ou de qualquer outro coirmão a falta de recursos provenientes de repasses federais e/ou estaduais, e a má coleta de impostos municipais. Não é mais aceitável uma cidade do nosso porte sofrer com tanto “CAOS” administrativo e operacional dos serviços públicos. Por a culpa na crise mundial, na redução do FPM, na redução de repasses estaduais e no não recebimento dos impostos municipais é o mesmo que assina o atestado de INCOMPETÊNCIA na administração dos bens e serviços públicos. Minha indignação não é com os políticos locais, pois estes são meras peças do tabuleiro político e sim com o jogo político nacional. Que ao ver não querem o desenvolvimento nacional, onde centenas de milhões de reais serão gastos com a Copa do Mundo de Futebol e a FIFA é quem dará as cartas em nossa nação, onde direitos auferidos aos brasileiros serão retirados como se estivéssemos em estado de guerra, como exemplo o direito de meia-entrada aos estudantes. 

A história política de nossa cidade nos últimos anos foi incrível. Um homem do povo surgiu, e foi elevado ao poder máximo com esperanças de dias melhores. Com o apoio popular obteve a vitória jamais vista em nossa região, mas como não superou as expectativas foi reconduzido para um novo mandato, mas desta vez com a maior rejeição do Estado. Dificuldades seriam encontradas, mas isso já era sabido. Seria ingenuidade ver de outra forma. Problemas seriam muitos, cobranças demais e seria necessária muita força de vontade para logra êxito. 

Anos se passam e em pouco progredimos, mas progredimos. Não sou cego e nem insensível ao que se FAZ. As quadras poliesportivas estão quase prontas, as ações sociais mereceram os prêmios conquistados, a habitação superou as minhas expectativas, o sistema de saúde é precário mais funciona, a educação obteve alguns avanços em relação à infra-estrutura, a cultura pouco produziu mais produziu. Agora em relação ao esporte retrocedemos oito anos, a agricultura só perdeu e ficou fragilizada com a saída de vários empreendimentos para outros municípios, a tributação em nada ajudou ao caixa municipal, a defesa social não conseguiu o que almejava, mais conquistou alguns espaços, a comunicação de impressa simplesmente não comunicou, as articulações políticas não articularam, a controladoria não controlou, o RH foi um desastre, todavia o recebíveis do quadro funcional estão sendo creditados em dia. Agora em relação à autarquia, o SAAE, a coisa foi feia, os integrantes do quadro minaram e implodiram todos os que por ali passaram principalmente os ex-diretores. 

Agora veja algo interessante que observo há dias, como pode a atual equipe da autarquia minar a todos os ex-diretores, e não solicitarem uma simples análise físico-química da água que é distribuída para a população. A análise demonstrada em nossos recibos e datada de 08/04/09, ou seja, há quase 04 anos, isto não deve estar correto. 

A Festa da Padroeira de nossa cidade, se realizada nos dias de hoje seria com certeza interditada, tendo em vista os acontecimentos em relação à boate “KISS”. A insegurança e a falta de infra-estrutura eram gritantes. Sem se falar no “cartel” formado em relação à venda de bebidas. A taxa de uso e ocupação do solo foi outra questão muito comentada entre os barraqueiros diz-se que chegou a valores de hum mil e quinhentos reais. 

Agora chegando ao fim não vou por a culpa da nossa realidade nos políticos e nem tampouco na falta de pressa da justiça, e nem na inoperância do Ministério Publico. Culpados! Quem? Excepcionalmente, nós a população, por elegermos cidadãos que não suprem as nossas expectativas, e tão pouco zelam pelo bem coletivo. Se o desejo é de mudança, que se faça acontecer, através de ações e da boa fé. 



J. Haureliano Santos 
José Haureliano Silva dos Santos 
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário: