terça-feira, 11 de junho de 2013

Facebook e Twitter não podem mais ser citados na Globo

Facebook e Twitter não podem mais ser citados na Globo





Desde o começo desta semana todos os veículos das Organizações Globo estão impedidos de postar links no Facebook. A nova diretriz foi comunicada em e-mail enviado a todos os funcionários.

Internautas que seguem o G1 ou as diversas revistas da Editora Globo agora são obrigados a acessar os respectivos sites para ler os textos anunciados na timeline. As páginas seguem no ar apenas para efeito institucional.

Depois de proibir que empresas do grupo postem links em suas páginas do Facebook, a Globo deu outro passo em direção oposta às mídias sociais.

Desta vez, teria sido baixado decreto interno impedindo que os programas da casa citem os nomes Facebook e Twitter. As redes só devem ser mencionadas em último caso, conforme noticia a Folha de S. Paulo.

Sempre que houver necessidade de se falar dos sites, o Facebook deverá ser substituído por "uma grande rede social" e o Twitter, por "rede social de mensagens curtas".

É a segunda investida do maior grupo de comunicações de país contra o segmento que domina a internet. No começo de abril, veículos como Época (da Editora Globo) e G1 deixaram de publicar links no Facebook.

Repercussão

A retirada dos links desagradou o público, que manifestou indignação de diversas formas. Nesta quarta-feira, Michel Prado escreveu o seguinte na página da revista Época: "Social Media, sou solidário a você. Quando o chefe perceber a idiotice que cometeu e voltar a permitir a publicação dos links, comemoraremos juntos". Já o leitor Pedro Henrique foi mais enfático: "Ninguém vai sair do Facebook, seus tontos".

Nenhum comentário: